Curso para formação de intérpretes em Libras começa no próximo mês

As aulas, totalmente gratuitas, começam no dia 7 de maio e serão ministradas no Centro Municipal de Formação

Por Da Redação com Assessoria 09/04/2019 - 15:31 hs
Foto: Divulgação

A Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), vai ofertar, a partir de maio, um curso básico de Língua Brasileira de Sinais. As aulas serão ofertadas em duas turmas: uma voltada para a comunidade em geral, pais e familiares de surdos; e outra voltada para professores e demais profissionais que atuam ou queiram atuar com surdos.

Com duração de 40 horas, as aulas serão ministradas uma vez por semana, sempre às terças-feiras. Para os professores, as aulas serão ministradas das 17h30 às 19 horas; e para a comunidade, das 19h às 21h.

Estão disponíveis 25 vagas para cada turma e as inscrições podem ser feitas até o dia 2 de maio, no Centro Municipal de Apoio à Inclusão de Educação Especial de Sorriso (Cemais), tanto pessoalmente, quanto pelo telefone 3544 8985. O Cemais funciona das 7h às 11h e das 13h às 17, na Avenida Mário Raiter, 491, bem próximo ao Shopping Popular.

As aulas, totalmente gratuitas, começam no dia 7 de maio e serão ministradas no Centro Municipal de Formação (Cemfor), que funciona na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. Para a turma da comunidade, as aulas terminam em agosto, visto que cada encontro será de duas horas. Já para a turma dos professores, as aulas seguem até setembro, já que cada encontro será de uma hora e meia.

Quem ministrará o curso é a professora intérprete especialista em Libras, Ataíce Militão, que explica que para os pais e a comunidade, o curso será voltado para a inclusão do surdo na sociedade. Já para os profissionais, o curso terá como foco a atuação em sala de aula ou o atendimento individualizado do surdo. “A expectativa é manter uma rotina de formação de intérpretes de Libras, inclusive com a oferta de uma turma mais avançada depois deste curso básico”, explica.