Ginásio de Vera terá pista de caminhada iluminada, academia ao ar livre e parquinho diz Secretário de Obras

As obras já foram iniciadas e são uma parceria entre a Administração Municipal e o Ministério Público

Por Da Redação com Assessoria 13/09/2019 - 17:29 hs
Foto: Assessoria

Teve início nesta semana as obras do projeto que visa à implantação de uma pista de caminhada iluminada, um parquinho e uma academia ao ar livre ao entorno do Ginásio de Esportes Deoclides Rodrigues de Freitas. Além de uma arquibancada no campo de futebol society que fica em anexo ao ginásio. A obra será realizada por servidores da Secretaria de Obras. Todo o calçamento da pista de caminhada será feito com o paver que é produzido na fábrica da Secretaria. Edson Bormann o secretário de Obras, Transportes e Serviços de Vera explicou o que será feito no Ginásio e pediu a compreensão da população verense.

“O nosso Ginásio será transformado em um centro esportivo, com pista de caminhada iluminada, parquinho e academia. A pista de caminhada é uma parceria com a Promotoria, Ministério Público e Polícias Militar e Civil. Vamos entrar com a pista e eles estão buscando recursos para adquirir toda a iluminação. Então vai ser uma pista totalmente iluminada, arborizada, vai ter canteirinho de grama em volta. Vamos realmente transformar a quadra ao entorno do Ginásio. E a gente pede para a população que reside aqui nas proximidades do Ginásio que reclamam por causa da poeira por que estamos trabalhando com terra, que tenham um pouco de paciência”, ressaltou Bormann.

A iluminação da pista de caminhada será feita com postes de iluminação de energia solar. A iluminação será fornecida através de uma parceria firmada entre a Administração Municipal e o Ministério Público. De acordo com o promotor de Justiça Dr Willian Oguido Ogama, serão utilizados 36 postes de iluminação totalmente solar com autonomia de cinco dias para iluminar a pista de caminhada, e a intenção é inaugurar a iluminação já no mês de outubro.

“O TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), são diversos acordos que foram feitos em processos judiciais e procedimentos da promotoria relacionados ao direito ambiental e por isso que foram transacionados e feitos acordos para a destinação de postes de iluminação pública, cuja iluminação vem da energia solar. E foram adquiridos ao todo 36 postes. Essa parceria visa além dos postes de iluminação totalmente solar com autonomia de cinco dias, a doação de mil sacos de cimento que conseguimos também através de um TAC. Então serão dois projetos em parceria com a Prefeitura a iluminação da pista de caminhada ao redor do Ginásio e a revitalização da Praça 13 de Maio. Essa destinação é justamente em parceria com o Município, e as entidades que fiscalizam Defensoria Pública e Poder Judiciário. Está para chegar à totalidade dos postes e provavelmente ainda não está definido, mas é quase certo que dia 09 de outubro, haverá uma reunião com a população, entidades e todos os interessados e no dia 19 de outubro queremos realizar um dia de inauguração da ligação destes postes e chamar toda a população, junto com a Secretaria Educação, Cultura e Desporto, a comunidade e empresários para inaugurar esta pista iluminada”, destacou o promotor.

Ainda segundo Edson. “Ao todo serão feitos 440 metros de pista de caminhada, toda no paver, com placas e pintada. Será colocada uma academia ao ar livre adquirida com recursos próprios da Prefeitura. Ao lado do Ginásio será implantado um parquinho. No campo em anexo ao Ginásio será feita uma arquibancada para que a população possa se acomodar para assistir aos jogos. No local onde é o estacionamento que hoje tem pedras também terá calçamento com paver. É uma preocupação do nosso prefeito que possamos entregar uma grande etapa até o final do ano, por que várias pessoas vêm de fora para visitar seus familiares em Vera, e vão encontrar essa grande mudança que vamos fazer aqui. Começamos a trabalhar aqui ontem e não vamos sossegar até finalizar a obra”, concluiu o secretário.