Câmara de Vereadores aprova dois projetos de lei de incentivo a cultura

Foram aprovados a criação do Plano Municipal de Cultura e a Companhia Municipal de Teatro

Por Da Redação com Assessoria 25/11/2019 - 20:41 hs

Os vereadores aprovaram na manhã da última sexta-feira (22), em sessão ordinária, os Projetos de Lei n. 74/19 e 87/19. Ambos, tratam de incentivo as manifestações culturais no município.

O projeto n. 74/19 institui o Plano Municipal de Cultura.A proposta visa fundamentar, regulamentar e desenvolver as políticas públicas voltadas a cultura em Lucas do Rio Verde, nos próximos dez anos.

Segundo o vice-presidente da Câmara, vereador Fernando Pael (DEM), o plano é resultado de um trabalho de mais de dez anos, em cima de propostas sobre o que poder público pode fazer para incentivar a cultura.

Com o plano, o município conclui a criação dos instrumentos que garantem a diversidade das manifestações culturais e está apto a captar recursos financeiros nas esferas, estadual e nacional.

"O Plano Municipal de Cultura de Lucas do Rio Verde vem na hora certa, já criamos o Conselho Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura e agora demos mais um passo importante", ressaltou Pael.

Também foi aprovada a criação da Companhia Municipal de Teatro (PL 87/19). A proposta tem como objetivo, desenvolver um trabalho contínuo de formação profissional e inclusão social, por meio das artes cênicas e expressão audiovisual.

De acordo com o vereador, a contratação dos profissionais especializados será realizada por meio de licitação. No entanto, o projeto artístico e pedagógico ficará sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura.

A Companhia Municipal de Teatro vem agregar a cultura de Lucas do Rio Verde, valorizando os artista e todas as manifestações culturais existentes no município. É uma grande conquista pra todos."

Ascom/Marcello Paulino